Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2022

O Sermão da Montanha - Esmolas, Oração e Jejum


 "Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles: aliás não tereis galardão junto do vosso Pai, que está nos céus. Quando pois deres esmola, não faças trocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberão o seu galardão... E, quando orares, não sejas como hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberão o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará... E quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberão o seu galardão...)

(Mateus 6:1-18)

Falaremos nessa passagem bíblica de Mateus 6:1-18 sobre  três questões para os filhos de Deus em sua caminhada cristã para um viver santo e agradável a Deus; onde o mundo não é um palco  para se dar esmolas e ser visto; a oração dever ser simples, clara e objetiva e ao fazer jejum não precisa divulgar a ninguém.  Vejamos alguns ensinamentos práticos para o seu dia a dia como filhos amados de Deus.

1. O Mundo não é um palco

"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles..." (v.1)

Quando fizerem o bem, tenham o cuidado para que seu gesto não vire peça de teatro. Pode até ser um bom espetáculo, mas Deus não vai aplaudir. Quando for ajudar alguém, não chame atenção para você mesmo. 

Você já viu gente assim em ação? 

Tenho certeza que sim, e francamente parecem mais atores e digo mais, muitos deles vão orar nas esquinas, como se elas fossem palcos, atuando para o público, interpretando para as multidões. Eles recebem aplausos, sim, mas é tudo que conseguirão. Quando você ajudar alguém, não pense na impressão que vai causar. Apenas ajude com simplicidade e discrição. É assim que Deus, que o criou com todo amor, faz. E como discípulos de Jesus Cristo devemos fazer igual ao mestre.

2. A Oração deve ser simples

"E, quando orares, não sejas como hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas para serem vistos pelos homens" (v.5)

E, quando forem à presença de Deus, também não façam disso uma produção teatral. Essa gente que faz da oração um show está buscando o estrelato.

Vocês acham que Deus está no camarote, apreciando o espetáculo?

O mundo está cheio de pessoas que se julgam guerreiros de oração, mas que nem sabem o que é orar. Utilizam-se de fórmulas, programas, conselhos e técnicas de vendas para conseguirem o que querem de Deus. Não façam essa asneira. Vocês estão diante do Pai! E ele sabe de que estão precisando, melhor que vocês mesmos. Com um Deus assim tão bom e Poderoso, que os ama tanto, vocês podem orar de maneira muito simples, clara e objetiva.

3. Jejum fortalecedor

"E quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas..." (v.16)

Quando jejuarem para se concentrar em Deus, não façam disso um espetáculo. Vocês podem até conquistar alguns minutos de fama, mas isso não os tornará santos. Se você estiver exercitando alguma disciplina espiritual no coração, aja normalmente diante dos outros. Lave bem o cabelo e o penteie, escove os dentes e lave o rosto é o que a Palavra de Deus nos ensina. Não é preciso nenhum artifício para chamar a atenção de Deus. Ele não vai deixar de ver o que você está fazendo; ele o recompensará muito bem na horacerta e no tempo certo determinado por ele.


Perguntas:

1) Você tem feito o bem ao próximo segundo os princípios bíblicos?

2) E você, é uma pessoa de oração?

3) Você tem praticado a disciplina espiritual do jejum para se fortalecer?


Conclusão:

Precisamos ter uma clara compreensão de que Deus espera ver em nós, seus filhos amados. (Obediência) Entre as experiências que vamos ter ao criarmos um hábito natural para as disciplinas espirituais é que o tempo de oração não deve ser um momento restrito para tratarmos das soluções de problemas ou busca de orientação. Essa hora deve ser um tempo dedicado à confissão de pecados, adoração e louvor, intercessão e busca de conhecimento e prática para executar a vontade de Deus. Tanto o jejum de Neemias como o de Daniel por exemplo, ambos expressavam sincera humilhação diante do Senhor. e admissão que sem a misericórdia de Deus não podia haver perdão e restauração. Jejuar também demonstra o autocontrole que  aparecia a total dependência da graça Dele. Não há algo tão revelador a respeito do coração de uma pessoa que se diz cristã como a sua oração, sua vida prática a luz da Palavra de Deus e a sua total dependência de Deus. E ao fazer o bem não espera nada em troca. É ensino claro das Escrituras que o conhecimento que Deus tem de Si mesmo e de todas as coisas possíveis e reais é caracterizado por absoluta perfeição.

"Eis que eu sou o Senhor , o Deus de toda a carne. Acaso, seria qualquer coisa maravilhosa demais para mim?" (Jr 32:27)


Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães





Nenhum comentário:

Postar um comentário