"Bem-aventurados os limpos de coração; porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;". (Mateus 5:8,9)
Os limpos de coração são as pessoas que defendem a santidade no seu íntimo. São puras no seu interior, e sequer suspeitam mal de outras pessoas. Os pacificadores nunca aparecem metidos no meio da confusão, eles desfrutam a paz de Cristo e ainda semeiam esta paz por onde passam. Os cristãos devem exalar o bom perfume de Cristo em qualquer lugar, ambiente ou local que são enviados. (2 Co 2:14-16)
Vejamos alguns ensinamentos nessas passagens bíblicas:
1. Ser puro de coração nessa geração.
Ter atitudes e comportamento segundo a Palavra de Deus; não guardar qualquer tipo de ressentimento, mágoa ou desejo de vingança.
Pureza - (Pv 4:23; 1 Jo 1:7) - Um coração puro evita a aprência do mal.
Integridade - (Jo 17:17) - Um coração puro serve a Deus com integridade.
"Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1:16)
2. Ser pacificador em meio ao mundo hostil.
O pacificador está em paz com Deus, anuncia o evangelho da paz, tem o ministério da reconciliação e é um embaixador de Deus, rogando aos homens que se reconciliem com Deus. (2 Co 5:18-20)
O pacificador é aquele que ama os seus inimigos, abençoa aqueles que lhe maldizem, ora por aqueles que lhe perseguem. (Mt 5:45)
Perguntas:
1) Por que devemos ter um coração puro?
2) Como podemos ser pacificadores?(Evangelizando, perdoando as ofensas e sendo reparador de brechas)
3) Qual a recompensa para os puros de coração e para os pacificadores?
Conclusão: Sem Santificação ninguém verá o Senhor
A gloriosa recompensa de se ter um coração puro é que os que assim procedem verão a Deus; assim como há recompensas para os pacificadores. A pureza é o propósito da nossa redenção, Cristo nos remiu não no pecado, mas do pecado, para purificar um povo totalmente seu (Tt 2:14). A nossa grande dificuldade muitas das vezes é o nosso coração dúplice. Uma parte quer conhecer, adorar e agradar a Deus, mas uma outra porção quer algo diferente. (Rm 7:22,23)
A Bíblia diz que: "honroso é para o homem o desviar-se de contendas". (Pv 20:3)
Jesus diz que feliz é o pacificador, aquele que não gera conflitos, mas que acaba com eles buscando reconciliação. Nós fomos chamados a paz e somos portadores da paz.
"Deus nos escolheu em Cristo para sermos santos e irrepreensíveis" (Ef 1:4)
"Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias". (Mt 15:19)
"O coração é enganoso... mais do que todas as coisas e deseperadamente corrupto, quem o conhecerá?" (Jr 17:9)
"Oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo e como o orvalho". (Sl 133:1)
Graça e Paz!
Ministra Sheila Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário