"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir". (Mateus 5:17)
A lei de Deus é mais real e duradoura que as estrelas do céu e que o chão debaixo dos nossos pés. Depois que as estrelas desaparecerem e a terra for consumida pelo fogo, a lei de Deus ainda estará viva e operante, ("passará o céu e a terra mas as minhas Palavras jamais passarão" (Mt 24:35). Se a conduta de vocês não for mais correta do que a dos fariseus, vocês não preencherão nem o requisito básico para entrar no Reino de Deus. Há uma chamada para sermos perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. (Mt 5:48)
Vamos aprender com a poderosa Palavra de Deus requisitos básicos para exercermos uma forte influência, onde o Senhor nos enviar:
1. Assassinato - O simples fato moral é que palavras matam.
Vocês conhecem bem o mandamento dos antigos "Não matarás". Pois afirmo que qualquer que guarde rancor de um irmão é culpado de assassinato. Chame um irmão de "idiota", e você corre o risco de parar num tribunal.
"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibas como convém responder a cada um". (Cl 4:6)
2. Adultério e Divórcio - O coração pode ser corrompido pelo desejo ardente ainda mais rapidamente que o corpo.
Vocês também conhecem este mandamento:"Não vá para cama com quem é casado". Mas não pensem que terão preservado a sua virtude simplesmente porque não foram para a cama. Aqueles olhares maliciosos que parecem passar desaparcebidos também corrompem. É isso que diz as Escrituras Sagradas sobre o divórcio: "Quem se divorciar de sua esposa, que o faça legalmente, dando-lhe o documento de separação e seus direitos legais??? Se você se divorciar da sua esposa, será responsável por torná-la adúltera (a não ser que ela já o seja por ter se tornado promiscua). Se você se casar com uma adúltera divorciada, será automaticamente um adúltero. Você não pode usar a cobertura da lei para mascarar uma falha moral.
3. Promessas vazias - Não digam nada que não tenham a intenção de cumprir.
As palavras não se tornam verdadeiras só porque foram enfeitadas com floreios religiosos, tais como: "Vou orar por você", mas nunca ora; ou: "Deus abençoe você", mas falam apenas da boca para fora. A tentativa de fazê-las soar mais religiosas as tornam menos verdadeiras. Digam apenas "Sim" e "Não". Quando vocês manipulam as palavras, cometem um grande erro.
4. Amem os inimigos - Deixem que tirem o melhor de vocês, não o pior.
Devemos amar os inimigos. Se alguém se aproveitar de você para levar vantagem injustamente, aproveite a ocaiãso para praticar a vida de servo. Nada de pagar na mesma moeda. Se alguém fizer mal a vocês, reajam com a força da oração; pois assim agirão do fundo do seu verdadeiro ser, do ser que Deus criou. É o que Deus faz. Ele dá o melhor.
Perguntas:
1) Quem é você quando ninguém vê?
2) Como você reage quando contrariado (a)?
3) Você guarda os mandamentos do Senhor e os põe em prática?
Conclusão: Cresçam e vivam generosamente.
Vocês são súditos do Reino; tratem de viver como tais. Assumam a identidade criada por Deus. Sejam generosos uns para com os outros, pois Deus age assim com vocês. Os crentes tem a "mente de Cristo" (1 Co 2:15) e não devem nutrir e incentivar desejos sexuais impróprios, cobiça, urgências e luxúrias. Fale sempre a verdade. Não é sobre ter bons sentimentos a respeito de seus inimigos, mas para desejar e fazer o bem para eles e, mais especificamente, para que orem por quem os perseguem!
"É necessário que ele cresça e que eu diminua" (Jo 3:30)
Doutor da Lei:Aquele que exercia o lugar de advogado legal nos tribunais dos gentios. Dedicavam-se ao estudo e explicação da Lei e das doutrinas tradicionais.
Graça e Paz!
Ministra Sheila Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário