"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus: porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós". (Mateus 5:10-12)
Os perseguidos por causa da justiça são pessoas indesejadas pelos que gostam de coisas erradas. Quando você não aceita entrar no esquema sujo das pessoas desonestas, você começa a ser perseguido por causa da justiça. Os perseguidos por causa de Cristo são as pessoas que sofrem qualquer sacrifício para permanecer dentro da vontade de Deus. As pessoas que estão erradas gostam de caluniar os que têm vida limpa, numa tentativa frustrada de se auto justificar. Entretanto, o justo sempre triunfa ao final de tudo. (Sl 37:29-40)
Vejamos alguns ensinamentos na perseguição:
1. Qual a natureza da perseguição?
O mundo ataca sua vida e sua honra. O mundo fere-o com as armas e com a língua. Procurando sempre destruir a sua vida e também a sua dignidade, tais como:
Injúria
Mentira
Falar mal
O cristão é perseguido por ser um pacificador, pois o espírito que reina neste mundo é contrário à paz. O espírito que atua nos filhos da desobediência é o mesmo que é mentiroso, ladrão e assassino. A Palavra de Deus em 2 Tm 3:12 diz:
"Todo aquele que quiser viver piedosamente em Cristo, será perseguido".
Os crentes de hoje (na sua grande maioria) querem ser estrelas; gostam de sucesso e das coisas espetaculares. A igreja primitiva foi implacavelmente perseguida. Eles foram expulsos de Jerusalém; eles foram espalhados pelo mundo. Os crentes foram perseguidos pela intolerância e inquisição religiosa. Nós devemos enfrentar muitas das vezes as perseguições com uma profunda alegria, com uma paciência triunfadora e principalmente com um profundo discernimento espiritual. Sabendo e crendo que em Cristo Jesus nós somos mais que vencedores. (Rm 8:37-39)
2. Ser Injuriado.
O dicionário vai dizer que o injuriado é aquele que sofreu ofensa. Também entende-se o injuriado enquanto aquele que sente raiva em decorrência de uma insatisfação ou situação de desigualdade. A recompensa final não é nesta vida; Hebreus 11:10 diz que aguardamos a cidade celestial. Precisamos considerar que o nosso sofrimento aqui é leve e momentâneo quando visto a luz da recompensa eterna. Ser injuriado faz parte da vida cotidiana do servo fiel que busca prosseguir em conhecer e fazer a vontade de Deus. O pacificador é aquele que ama os seus inimigos, abençoa aqueles que lhe maldizem, ora por aqueles que lhe perseguem. (Mt 5:45)
Perguntas:
1) Como devemos enfrentar a perseguição?
2) Você tem sido acusado injustamente?
3) Por que os perseguidos são felizes segundo a Bíblia?
4) Você acredita que sofrer é uma bem-aventurança?
Conclusão:
A verdadeira felicidade sempre está no homem de conhecer a Deus e provar que "O Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia" (Sl 34:8). O cristão é perseguido por quem ele é. Porque você é um cristão o mundo o odeia, como odiou a Cristo. Paulo diz qua a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória. Somos bem-aventurados. Jesus disse aos seus discípulos que o mundo os perseguiria como uma forma de reagirem à sua pessoa:
"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou". (Jo 15:18,19,21)
Graça e Paz!
Ministra Sheila Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário