Páginas

sábado, 23 de abril de 2022

O Sermão da Montanha - Os discípulos são sal da terra e a luz do mundo



 "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz, diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que estás nos céus".".  (Mateus 5:13-16) 

Fomos chamados para sermos sal e luz nessa terra, nós vamos aprender sobre a importância do papel do cristão neste mundo, como sal da terra e luz do mundo. O sal é símbolo de conservação e preservação. O sal é que dá sabor aos alimentos. Este mundo ainda é preservado, por causa da Igreja de Cristo na terra. A luz é símbolo de vida e de esclarecimento; é o antídoto contra a escuridão e as trevas. A igreja brilha  neste mundo de trevas. A luz de Cristo, que se reflete na sua igreja, se torna um farol que ilumina o mundo inteiro.

Vamos aprender neste texto sagrado a importância do sal e da luz nas escrituras e em nosso viver diário:

1. Reconhecça a importância do sal para dar sabor

Em Cl 4:6, a Bíblia diz:

"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibas como convém responder a cada um"

Deus estabeleceu uma "aliança de sal" (Nm 18:19), que é aplicada ao rei Davi e aos seus descendentes, ou seja, ao Messias. (2 Cr 13:5)

2. Reconhecer a grande importância da luz

Em Jo 8:12, Jesus diz:

"Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida".

O que Jesus disse ser é o mesmo que Ele quer que a sua igreja seja. (Mt 5:14; Jo 8:12)


Perguntas:

1) Se perderem a capacidade de salgar, como as pessoas poderão sentir o tempero da vida dedicada a Deus?

2) Por que vocês estão aqui?

3) Você tem sido  luz que brilha e ilumina este mundo de trevas?


Conclusão: Sendo Sal e Luz.

Nós como igreja do Senhor aqui na terra, nunca devemos esquecer de sermos sal da terra e luz do mundo. O pecador precisa encontrar sabor na igreja de Cristo e perceber a forte influência da sua luz. Deus quer nos posicionar onde todos possam vê-lo; Deus não é um segredo a ser guardado. Precisamos ser o sal que traz o sabor divino à terra; senão todos que dizem ser igreja do Senhor não terão mais utilidade e acabarão no lixo.

" O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros". (Mc 9:50)

"Todos vós sois filhos da luz  e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas" (1 Ts 5:5)


Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães


Nenhum comentário:

Postar um comentário