A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" (Mateus 6:19-23)
Vemos nessas passagens bíblicas uma vida de culto a Deus, onde há direcionamento de Deus para uma vida agradável e pacífica nesse tempo. Já que fica bem claro nas Escrituras Sagradas o alerta para a mentalidade mundana de entesourar coisas sem valor nessa geração. Abordaremos dois ensinamentos fundamentais sobre o tesouro no céu e a alegria de se ter o olho puro segundo os padrões bíblicos.
1. Tesouros no Céu ou na Terra
"Não ajuntais tesouros na terra... Mas ajuntai tesouros no céu..." (v. 19)
Não acumulem neste mundo tesouros que podem ser devorados por traças; corroídos pela ferrugem ou pior, roubados. Prefiram um tesouro no céu, pois ali estará a salvo das traças, da ferrugem e dos ladrões; não parece óbvio? Saibam que o lugar em que vocês mais desejam estar é perto do seu tesouro; e é lá que acabarão indo parar. Devemos guardar um tesouro que nos traz segurança. O fato é que ladrão algum poderá roubar tesouros que guardarmos no céu, pois há tesouros escondidos em Deus que devemos buscar. Alguns exemplos de tesouros da terra, dos quais não devemos acumular:
* A Mentira - Um povo que continua mentindo
* O Engano - Envolvimento com o escárnio do mundo
* Se contaminando com práticas mundanas e malignas
* Povo que ganha dinheiro com a mão enganosa e que suborna
* Sonegadores de impostos
* E aqueles que ajuntam tesouros e constroem casas com dinheiro roubado ou de situações ilícitas.
A Palavra de Deus em Habacuque 2:9 diz:
"Ai daquele que, para a sua casa, ajunta cobiçosamente bens mal adquiridos para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar do poder do mal!"
2. Olho Puro ou Impuro
"A candeia do corpo são os olhos..." (v.22)
Os olhos são as janelas do corpo. Se vocês abrirem bem os olhos com admiração e fé, seu corpo se encherá de luz. Se viverem com olhos cheios de cobiça e desconfiança, seu corpo será um celeiro de grãos mofados. Se fecharem as cortinas dessas janelas, sua vida será uma escuridão.
Qual a sua escolha hoje, ser puro ou impuro? Caminhar na luz ou em trevas?
Estarmos conectados em Deus, muda completamente o nosso jeito de agir, pensar e até mesmo o nosso jeito de olhar as coisas ao nosso redor e as pessoas que nos relacionamos no dia a dia. Firmados em Deus e alicerçados em sua Palavra vamos ver as coisas com os olhos da pureza, sem preconceitos e julgamentos.
A Palavra de Deus em Mateus 15:11 diz:
"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem".
Perguntas:
1) O que você entende por Tesouros no céu?
2) O que significa para você olhos puros?
3) Por que os olhos são a janela da alma?
4) O que é uma visão espiritual?
Conclusão: Recebemos o maior tesouro que podemos ter: A Eternidade, através da graça de Deus.
Dessa forma, precisamos valorizar esta graça de Deus e esse imensurável amor. Amando-o sobre todas as coisas, e praticando o amor e a justiça, em todo o tempo do nosso viver terreno. Não troque a eternidade, pelos bens materiais mal- adquiridos. Através dos nossos olhos é possível ver as nossas verdadeiras emoções, o que vai no interior da alma.
"Mas, como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também Santos em toda a vossa maneira de viver". (1 Pe 1:15)
Graça e Paz!
Ministra Sheila Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário