Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2022

Sermão da Montanha - Os Falsos Profetas

 


"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?"  (Mateus 7:15,16)

Todos os homens por natureza são ambiciosos. A questão é que tipo de ambição influencia nossa vida.Tomem cuidado com os pregadores muito sorridentes: a sinceridade deles é muita das vezes fabricada. Eles não perderão nenhuma oportunidade para depenar vocês. Não fiquem impressionados com o carisma. Procurem o caráter. Importa o que os pregadores são, não o que dizem. Um líder de verdade jamais irá explorar as emoções ou as economias do povo. Os falsos profetas são pessoas que pregam o que não vem de Deus. Seus ensinamentos não são bíblicos e eles inventam profecias, sonhos e visões. Cuidado, fique alerta. As árvores doentes com seus frutos podres serão cortadas e queimadas. Vamos entender qual a verdadeira ambição do cristão que é propagar o reino de Deus. Desejar amar e evangelizar as pessoas perdidas. Buscar primeiramente o reino de Deus, acima de qualquer coisa.

Vejamos alguns pontos na passagem bíblica de Mateus 7:15-23 para o nosso entendimento, edificação e crescimento na jornada cristã:



1 - Ambição -

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas..." (15a)

A bíblia diz que tais pessoas vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores, ou seja, pessoas ambiciosas, gananciosas e jactânciosas. Paulo oriente a Timóteo, seu filho na fé, a fortificar-se na graça que há em Cristo Jesus. (2 Tm 2:1). E no capítulo 3:1-5 declara que nos últimos dias sobreviriam tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 

2 - Caráter -

"Por seus frutos os conhecereis." (v.16a)

A Palavra de Deus fala que a nossa visão, a nossa capacidade de discernir o que é de valor e eterno do que não tem valor e é temporal. Está relacioanda a nossa vida de comunhão, de intimidade e conhecimento da sua Palavra em nós. O caráter de uma pessoa é visível pelos frutos, atitudes e posicionamentos que uma pessoa produz. O jovem rico, por exemplo, tinha mais ambição pelas suas riquezas do que pela vida eterna. Mesmo sendo simpatizante das coisas de Deus, sua ambição ficou claramente demonstrada.

3 - Frutos -

"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis..." (v.20)

O que se requer dos filhos de Deus é a obediência, ou seja, conhecer e fazer a vontade do Pai que está nos céus. No dia do juízo final, milhares irão diante do senhor e se justificarão, dizendo: "Senhor, nós pregamos a Mensagem,  Nós profetizamos em teu Nome, em teu Nome expulsamos demônios, e em teu Nome não fizemos muitas maravilhas? Porém naquele grande dia ouvirão abertamente de Deus: Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.


Perguntas:

1) Qual é a sua ambição?

2) Que fruto você tem produzido?

3) A quem você tem seguido e se espelhado?

4) Você consegue identificar a ovelha do lobo?


Conclusão: Vigiai e orai

Um falso profeta finge falar em nome de Deus, sendo que não foi enviado por Ele. Renegam o Senhor, difamam o caminho da verdade, gostam de cobiçar o dinheiro e não seguem os ensinamentos de Jesus Cristo negando sua autoridade. Na maioria das vezes tais pessoas são sedutoras, hipócritas e enganam com suas falácias. A ambição do cristão é o reino de Deus e Sua justiça. Trabalhar para ver toda criatura recebendo o reino de Deus em sua vida,  a ter sede e fome de justiça, amando e promovendo o bem-estar de todas as pessoas. É o que todo o cristão deve buscar! Jesus não proíbe o cristão de ser rico, mas sim de entregar seu coração à riqueza como foi o caso do jovem rico e de muitos que exploram por ganância e usufruem dos bens do próximo com engodo e farsa.   

"Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; ensinam-vos vaidades; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor." (Jeremias 23:16)


Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário