"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido? (Mateus 6:24,25)
Vocês não podem adorar dois deuses ao mesmo tempo. Amando um deus, acabarão odiando o outro. A adoração a um alimenta o desprezo pelo outro. Vocês não podem adorar a Deus e ao Dinheiro. Se vocês se decidirem por Deus, vivendo para cultuá-lo, não ficarão aflitos com a comida que terão de pôr na mesa ou se o guarda-roupa está fora de moda. Há muito mais coisas na vida que a comida que vai para o estômago! Há muito mais coisas para se ver que as roupas que vocês usam! Olhem para as aves, livres e desimpedidas; não estão presas a nenhum emprego e vivem despreocupadas, aos cuidados de Deus. E vocês valem para ele muito mais que os passarinhos.
Vejamos alguns ensinamentos práticos para um viver segundo os padrões e princípios que agradam a Deus:
1. A quem servir?
"Ninguém pode servir a dois senhores..." (v, 24a)
2. A solicitude da vida
"Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida..." (v. 25a)
Perguntas:
1) Que tipo de justiça é exigido como ingresso para o Reino de Deus?
2) Por que a ansiosa solicitude pela vida?
3) Qual a qualidade de uma pessoa solícita?
4) Qual a diferença de solicitude e solidão?
Conclusão: A valorização da vida
Solicitude é característica do solicito ou de quem oferece prontamente ajuda, com empenho, cuidado ou zelo com que se pretende fazer ou obter algo. Não podemos acrescentar um fio de cabelo à nossa cabeça ou um côvado de tempo à nossa existência. (Lc 12:25) Deus está no controle de tudo e nada foge do controle de suas mãos. Precisamos ter um posicionamento quanto a nossa fé e postura diante de uma sociedade que não sabe a quem servir e seguir. Os cuidados da vida por bens, por status, por seguidores nas redes sociais, por comida, por beleza, por dinheiro; acaba por muitas das vezes afastando muitas pessoas da total dependência do Deus que tudo provê para àqueles que nele crê e confia. Como diz a Palavra de Deus em Mateus 6:23 vós tendes muito mais valor do quê os pássaros.
"Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajunta em celeiros; e vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
Graça e Paz!
Ministra Sheila Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário