Páginas

sábado, 11 de junho de 2022

O Sermão da Montanha - Ensinando com autoridade

 

" E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas". (Mateus 7:28,29)

Quando Jesus concluiu seu discurso, a multidão o aplaudiu. Eles nunca tinham ouvido um ensino assim. Era óbvio que ele vivia o que pregava, em contraste com os líderes religiosos do povo! Foi a melhor aula que eles já tinham ouvido. Jesus não era simplesmente um mestre humano de filosofias bonitas, mas o Senhor absoluto de todos os Seus ensinos. Seremos capazes de compreender definitivamente que não há Mestre senão Jesus. Através de Seus ensinos sentimos um amor a Deus tão grande, que desejaremos nos submeter integralmente a Ele. Agindo aqui neste mundo com sal da Terra, obedecendo aos ensinos do Senhor absoluto.

Vamos aprender com essa passagem bíblica que agora queremos observar a Pessoa do Mestre propriamente dita a partir de dois pontos importantes:

1. A doutrina de Jesus.

"E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;" (v.28) 

As multidões estavam atônicas (pessoas sem poder de ação, perdidas, confusas), maravilhadas pela forma calma, certa e despretensiosa com que Jesus expunha a lei para os cidadãos do reino. Este não era o primeiro mestre que eles ouviam; mas era absolutamente diferente dos demais. Estavam familiarizados com mestres que atavam fardos pesados sobre os outros, mas eles mesmos não os moviam (Mt 23:4), mestres que engoliam o camelo e coavam o mosquito, limpos por fora e sujos por dentro, cheios de hipocrisia e iniquidade (Mt 23:13-36). As palavras de Jesus, como Ele mesmo asseverou, são espírito e são vida (Jo 6:63). Como Pedro declarou: 

"Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna" (Jo 6:68)..

2. A autoridade de Jesus.

"Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas".  (v.29)

O que também deixou a multidão atônita (espantado, admirado, perplexo, atônito de felicidade) e o faz até hoje, foi a autoridade com que Ele ensinou (v.29). Era extraordinária. Ele não hesitava; não era inseguro nem extravagante. Essa autoridade real, que maravilhava a multidão, destaca várias e importantes características de Jesus; tais como - A Autoridade de Jesus como:

1. Mestre (Jo 7:15-16 e 14:8-11)

2. Cristo (Mt 10:40; 15:24 e 21:37)

3. Senhor (Lc 6:46; Jo 13:13; Mt 7:21-23)

4. Salvador (Mt 7:13-14; 9:2-6)

5. Juiz (Mt 7:22-23)

6. Filho de Deus (Mt 5:48;  7:11)

7. Deus (Jo 10:30)

Perguntas:

1) Qual a diferença entre um pregador da Palavra e um apresentador de auditório?

2) Como eu tenho encarado o desafio de ser "sal da terra e luz do mundo" ?

3) Num mundo de tantos conhecimentos e filosofias, quem realmente tem dirigido a minha maneira de pensar, sentir e agir?

4) Como eu tenho encarado a doutrina de Jesus: com um espírito burguês e conformista ou como único caminho de Deus para a minha vida?

Conclusão: Que pregador é esse? Que Mestre é esse?

Esse fenomenal pregador é Jesus. Esse Mestre por excelência é Jesus. Ele ensina com autoridade de Deus e declara a lei de Deus. Ele espera que as pessoas edifiquem a casa, ou seja, as  suas vidas sobre as palavras Dele. Ele é o Senhor, que deve ser obedecido, e o Salvador, que concede bençãos. Não se pode fugir de Seus ensinamentos e das implicações decorrentes de seguí-los ou não. Não há alternativa senão aceitar a Jesus ao pé da letra sem restrições. 

"Muitos pois dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?... O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida". ( Jo 6:60,63)


Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães





 







 





Nenhum comentário:

Postar um comentário