Páginas

sábado, 11 de junho de 2022

O Sermão da Montanha - A casa edificada na Rocha Inabalável

" Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;" (Mateus 7:24)

As palavras que Jesus diz não são meros adendos ao seu estilo de vida, como a reforma de uma casa, que resulta em melhora de padrão. Elas são o próprio alicerce, a base de sua vida. Se vocês puserem essas palavras em prática, serão como pedreiros competentes, que constroem sua casa sobre a solidez da rocha. A chuva cai, o rio avança e o vento sopra forte, mas nada derruba aquela construção. Ela está fundamentada na rocha.  Mas, se vocês usarem as palavras de Deus apenas para fazer estudos bíblicos, sem nunca aplicá-las à própria vida, não passarão de pedreiros tolos, que constroem sua casa sobre a areia da praia. Quando for atingida pela tempestade e pelas ondas, ela irá desmoronar como um castelo de areia.

Vamos aprender com essa passagem bíblica que a preocupação principal do cristão deve ser a obediência total ao Senhor:

1. O perigo de nos contentarmos com o que falamos.

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica..." (v.24a) 

“E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.” (v.26)

O contraste aqui é entre o dizer e o fazer. O Mestre condena o conhecimento da letra sem o conhecimento do espírito da letra; Ele condena abrir os lábios em divagações (elocuções) sem fim, com o coração longe da palavra. Jesus leva os ouvintes a um confronto próprio e a um compromisso incondicional da mente, da vontade e da vida com os seus ensinamentos. Somos advertidos por Cristo sobre dois perigos a que estamos sujeitos no relacionamento com Ele: O que falamos e praticamos e o que falamos e não praticamos.

2. O perigo de nos contentarmos com o que sabemos.

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;" (v.24)

O contraste aqui é entre ouvir e fazer.  É importante notar que Jesus não está falando de cristãos e não cristãos, e, sim, de pessoas iguais no que diz respeito a ouvir as palavras do Mestre (v.24-26). Os dois são colocados por Jesus: de um lado o que ouve e pratica; e do outro, o que não pratica apesar de ouvir. Os dois são membros da comunidade cristã visível, leem a Bíblia, vão à igreja, ouvem sermões, compram literatura cristã. A única diferença está nos alicerces que não podem ser vistos. Apenas uma tempestade revelará a verdade.

 

Perguntas:

1) Pode haver uma diferença entre o que diz e o que faz?

2) Pode haver uma diferença entre o que ouve e o que faz?

3) Você é apenas ouvinte e praticante ou ouvinte e falante desta palavra?

4) Quando Jesus compara os tipos de vida cristã a casas construídas sobre determinados alicerces, o que Ele quer exemplificar?

5) Sobre que rocha nossa vida cristã deve ser construída?

Conclusão: 

O que é essencial para nossa vida é ser praticante da Palavra e não somente ouvinte (Tg 1:22-25; 2:14-20), ou seja, acima de saber, está fazer o que sabemos.

Temos então a alternativa de seguir a multidão ou o nosso Pai que está nos céus; ser como a cana agitada pelo vento da opinião pública ou ser dirigido pela Palavra de Deus, pela revelação do Seu caráter e pela Sua vontade. Mais importante do que a escolha de uma carreira profissional ou de um  estilo da moda de sucesso, é a escolha da própria vida. Querer ser obediente a Deus e obedecer e atender às disposições de Deus. 

Comprometimento - Comprometer-se - Comprometido - Compromisso

Comprometimento = Ato de comprometer-se.

Comprometer-se = Assumir responsabilidade; obrigar-se.

Comprometido = A pessoa que está obrigada por um compromisso.

Compromisso = Obrigação. Promessa a ser cumprida.

O cristão, quando tem Cristo como Senhor, assume com Ele um compromisso.

"Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros" (1 Samuel 15:22)

 

Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário