Páginas

sábado, 18 de junho de 2022

Neemias - A Reconstrução e a Edificação/A Oração do Intercessor



 "As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu o mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que restaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém fendido, e as suas portas queimadas de fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus". (Ne 1:1-4)


Reconstruir uma nação era um trabalho estremamente extenuante. Um homem teria muito a se fazer, muita ação, ser prático, bravo e um talentoso organizador e administrador. Não agir por umpulso simplesmente, mas  ser um tipo de homem que se aflige, jejua e ora por um assunto durantes alguns dias para se assegurar de que estava sendo guiado por Deus. Esse era Neemias, um homem que orava e agia, agia e orava. Ele deixou um trabalho confortável como oficial numa rica e poderosa cidade para se tornar governante de uma cidade pequena, pobre e cercada de inimigos. A reconstrução da cidade de Jerusalém e a reedificação da vida espiritual dos judeus que tinham voltado do cativeiro era a sua missão. Neemias não tinha a obrigação de reconstruir os muros de Jerusalém, ainda assim, ele deixou o palácio a fim de cumprir essa missão, motivado por sua integridade e pelo desejo com o propósito de reedificar os muros de Jerusalém e de ver a cidade sendo reerguida e o renovo espiritual do povo de Deus.

Vejamos alguns ensinamentos com Neemias o copeiro do rei e sua sincera oração e atitude relevante:

1. Tristes notícias de Jerusalém.

Estas notícias trouxeram grande amargura ao coração de Neemias e uma atenção maior da sua própria obrigação de descobrir uma forma pela qual ele pudesse levar alívio aos seus conterrâneos aflitos. Somos levados a acreditar, por seu comportamento, que Neemias era um homem fervoroso e dedicado que passava bastante tempo em oração e que além disso era bastante fiel às tradições de seu povo. É esse o tipo de atitude que o Senhor espera de nós, como cristãos.

2. A Oração.

"Ah! Senhor, estejam pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e a oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu o copeiro do rei". (Ne 1:11)

Ao longo dos dias que se passaram entre o surgimento das notícias de Jerusalém e a confissão do seu sigilo ao imperador (Ne 1:1; 2:1), é notável perceber que Neemias cresceu a confiança de que havia alguma coisa que ele conseguiria realizar para contribuir na solução às suas orações pelos seus irmãos da Judéia. Vemos o significado da sua súplica especial ao Deus Todo Poderoso. A humildade e a obediência a sua Palavra


Perguntas:

1) Qual o segredo da oração de Neemias?

2) O que podemos aprender com Neemias com a reconstrução dos muros?

3) O que se espera de uma reconstrução dos muros nos dias atuais?


Conclusão: Deus procura voluntários para fazer a sua obra!

É Deus quem prospera o trabalho das nossas mãos. É Deus quem nos fará prosperar todo o trabalho que realizamos para Ele. Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos. Você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.

"E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração: e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar" (Isaías 58:12)


Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães










Nenhum comentário:

Postar um comentário