Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Neemias e A Reconstrução


"Os muros de Jerusalém ainda estão derrubados, e as portas estão destruídas pelo fogo. Quando ouvi o que eles disseram, sentei-me e chorei. Na verdade, durante alguns dias eu não quis saber de comer, pois passava o tempo orando ao Deus dos céus” (Neemias 1:3d,4)

O livro de Neemias é o último da categoria dos históricos do Antigo Testamento, que narra o retorno dos exilados judeus que voltaram do cativeiro na Babilônia. Neemias dá atenção a reconstrução dos muros de Jerusalém. É possível perceber a importância do renovo espiritual e a consagração a Deus e à sua Palavra. Neemias servia como copeiro do rei Artaxerxes, na corte real e enquanto desenvolvia seu excelente trabalho, soube que seu povo estava vivendo miseravelmente em Judá. Após um período em jejum, oração e lamento, o Senhor Deus criou oportunidades e inclinou o coração do rei a permitir que Neemias fosse a Jerusalém, para ajudar seu povo.


Vamos aprender com essa passagem bíblica a importância do renovo espiritual, a consagração a Deus e à sua Palavra, a vida de oração e jejum:

1.      O retorno a Jerusalém. (Ne 1:1-7)

“E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus” (v.4)

No livro de Neemias somos inspirados de diversas maneiras por muitas das belas atitudes deste que é um dos maiores líderes da Bíblia. Ele é um grande exemplo de amor ao próximo e ao seu país. Ao saber que seus compatriotas estavam vivendo em uma situação miserável e que sua nação estava destruída física e emocionalmente, ele lamenta profundamente diante do Senhor e passa vários meses orando, para saber como poderia ser útil para a resolução do problema. Nisto vemos um dos grandes segredos do seu sucesso, ele aliou de maneira enérgica, a oração e atitude, para reerguer Jerusalém e o ânimo dos judeus após setenta anos de cativeiro cruel. Ao saber como estavam os judeus, ele rapidamente se prontificou a abrir mão de sua vida confortável como copeiro do rei Persa, para assumir as aflições dos judeus que estavam padecendo de várias necessidades.

2.      Liderando o povo. (Ne 7:73 – 13:30,31) 

“Assim os alimpei de todos os estranhos, e designei os cargos dos sacerdotes e dos levitas, cada um na sua obra; como também para as ofertas da lenha em tempos determinados, e para as primícias. Lembra-te de mim, Deus meu, para bem” (Ne 13:30,31)

Na segunda parte do livro, encontramos Neemias trabalhando com o povo na reconstrução dos muros. Ele não construiu uma sala luxuosa com “ar condicionado” e ficou de lá observando as pessoas trabalharem, ele pôs a “mão na massa”. Um exímio encorajador, que com a graça de Deus conseguiu influenciar um povo completamente desanimado e sem a menor perspectiva de futuro, a trabalhar contra todas as adversidades e reconstruir não apenas suas vidas, mas a história de uma grande nação. Após a restauração completa dos muros, Neemias organizou uma grande convocação nacional, para que os judeus ouvissem a leitura da Lei por Esdras, o escriba. Foi um momento marcante, tanto para a história quanto para todo o povo de Deus, ainda hoje. Esta segunda parte podemos dividir do capítulo 7:73-13:31, onde, Esdras renova a aliança com Deus e o estabelecimento das leis que passariam a reger a convivência entre eles.


Perguntas:

1)Qual o segredo para o homem prosperar e ter sucesso?

2) Como estão os seus muros?

3) Quais lições espirituais podemos extrair para a nossa vida?


Conclusão: Este livro é uma inspiração para todos aqueles que desejam servir a Deus e se colocar como instrumento de restauração, mesmo em meio às maiores calamidades.

O livro de Neemias nos revela a importância daqueles que se dispõem voluntariamente a fazer a obra do Senhor. Neemias se apresentou de forma voluntária ao Senhor da obra e usou a influência de sua posição como copeiro do imperador daquela época, para obter os favores do rei da Pérsia em benefício da obra de Deus em Jerusalém.

Neemias começa como oficial do governo a serviço de um rei estrangeiro. Depois torna-se um empreiteiro chamado para reconstruir os muros de Jerusalém, trabalho que ele nos relata. Esdras, seu cooperador, era estudioso e mestre que se dedicava às Escrituras. Neemias trabalhava com pedras e argamassa. As histórias desses dois homens estão entrelaçadas num tecido sem emendas de vocação sagrada. Um trabalho não era mais importante ou mais sagrado que o outro. Neemias precisava de Esdras; Esdras precisava de Neemias. O povo de Deus precisava de ambos. Hoje, continuamos precisando dos dois tipos de trabalhos em prol do Reino de Deus. Ainda hoje, Deus conta com pessoas como Neemias, dispostas e cheias de ânimo para fazer a sua obra de reconstrução de um mundo em ruínas. 

Aprendizado: Deus procura voluntários para fazer a sua obra!

"Disponde pois agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca do concerto do Senhor, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do Senhor". (1Cr 22:19)

 

Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário