Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2022

Sermão da Montanha - Os Falsos Profetas

 


"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?"  (Mateus 7:15,16)

Todos os homens por natureza são ambiciosos. A questão é que tipo de ambição influencia nossa vida.Tomem cuidado com os pregadores muito sorridentes: a sinceridade deles é muita das vezes fabricada. Eles não perderão nenhuma oportunidade para depenar vocês. Não fiquem impressionados com o carisma. Procurem o caráter. Importa o que os pregadores são, não o que dizem. Um líder de verdade jamais irá explorar as emoções ou as economias do povo. Os falsos profetas são pessoas que pregam o que não vem de Deus. Seus ensinamentos não são bíblicos e eles inventam profecias, sonhos e visões. Cuidado, fique alerta. As árvores doentes com seus frutos podres serão cortadas e queimadas. Vamos entender qual a verdadeira ambição do cristão que é propagar o reino de Deus. Desejar amar e evangelizar as pessoas perdidas. Buscar primeiramente o reino de Deus, acima de qualquer coisa.

Vejamos alguns pontos na passagem bíblica de Mateus 7:15-23 para o nosso entendimento, edificação e crescimento na jornada cristã:



1 - Ambição -

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas..." (15a)

A bíblia diz que tais pessoas vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores, ou seja, pessoas ambiciosas, gananciosas e jactânciosas. Paulo oriente a Timóteo, seu filho na fé, a fortificar-se na graça que há em Cristo Jesus. (2 Tm 2:1). E no capítulo 3:1-5 declara que nos últimos dias sobreviriam tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 

2 - Caráter -

"Por seus frutos os conhecereis." (v.16a)

A Palavra de Deus fala que a nossa visão, a nossa capacidade de discernir o que é de valor e eterno do que não tem valor e é temporal. Está relacioanda a nossa vida de comunhão, de intimidade e conhecimento da sua Palavra em nós. O caráter de uma pessoa é visível pelos frutos, atitudes e posicionamentos que uma pessoa produz. O jovem rico, por exemplo, tinha mais ambição pelas suas riquezas do que pela vida eterna. Mesmo sendo simpatizante das coisas de Deus, sua ambição ficou claramente demonstrada.

3 - Frutos -

"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis..." (v.20)

O que se requer dos filhos de Deus é a obediência, ou seja, conhecer e fazer a vontade do Pai que está nos céus. No dia do juízo final, milhares irão diante do senhor e se justificarão, dizendo: "Senhor, nós pregamos a Mensagem,  Nós profetizamos em teu Nome, em teu Nome expulsamos demônios, e em teu Nome não fizemos muitas maravilhas? Porém naquele grande dia ouvirão abertamente de Deus: Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.


Perguntas:

1) Qual é a sua ambição?

2) Que fruto você tem produzido?

3) A quem você tem seguido e se espelhado?

4) Você consegue identificar a ovelha do lobo?


Conclusão: Vigiai e orai

Um falso profeta finge falar em nome de Deus, sendo que não foi enviado por Ele. Renegam o Senhor, difamam o caminho da verdade, gostam de cobiçar o dinheiro e não seguem os ensinamentos de Jesus Cristo negando sua autoridade. Na maioria das vezes tais pessoas são sedutoras, hipócritas e enganam com suas falácias. A ambição do cristão é o reino de Deus e Sua justiça. Trabalhar para ver toda criatura recebendo o reino de Deus em sua vida,  a ter sede e fome de justiça, amando e promovendo o bem-estar de todas as pessoas. É o que todo o cristão deve buscar! Jesus não proíbe o cristão de ser rico, mas sim de entregar seu coração à riqueza como foi o caso do jovem rico e de muitos que exploram por ganância e usufruem dos bens do próximo com engodo e farsa.   

"Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; ensinam-vos vaidades; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor." (Jeremias 23:16)


Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães






 


sábado, 21 de maio de 2022

O Sermão da Montanha - Perseverança na Oração e A Porta estreita



 

"Pedi, e, dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-à. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra: e, ao que bate, se abre... Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso  o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva a vida, e poucos há que a encontrem."  (Mateus 7:7,8 - 13,14)


Aqui está um guia simples e objetivo de conduta: Pergunte a você mesmo o que quer que os outros façam a você, e, então, faça o mesmo a eles. Na verdade, nisso se resumem a Lei e os Profetas. Não barganhem com Deus. Sejam claros e objetivos. Peçam aquilo de que estão realmente precisando. Não estamos num jogo de gato e rato, nem mesmo de esconde-esconde. Não procurem atalhos para Deus. O mercado está transbordando de fórmulas fáceis e infalíveis para uma vida bem sucedida que podem ser aplicadas em seu tempo livre. Não caiam nessa rotina destrutiva, ainda que multidões o recomendem. O caminho para a vida , para Deus - è difícil e requer renuncias, dedicação total. 

Vejamos alguns ensinamentos bíblicos com princípios que nos conduzirão a verdadeira autenticidade de filhos de Deus:

1. O que se requer é obediência

"Pedi, e, dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-à..."

Uma vida de oração, de busca e obediencia a Palavra de Deus. A perseverança na oração nos conduzirá a fazer o que o Pai deseja. Orar a Palavra de Deus. Se seu filho pedir pão, você o enganaria com serragem? Se pedir peixe, iria assustá-lo com uma cobra viva servida na bandeja? Maus como são, vocês não pensariam em algo assim, pois se portam com decência, pelo menos com seus filhos. Não acham, então, que o Deus que os criou com amor fará ainda melhor? Apenas obedeça 


2. A Autenticidade do filhos de Deus.

"Entrai pela porta estreita..."

A renuncia é a marca do servo fiel. Decidir caminhar pelo caminho estreito e apertado é para todo àquele que crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor. Abrir mão dos desejos carnais e buscar a vontade de Deus todos os dias. É um grande desafio a ser encarado e praticado. Os dois caminhos foi uma instrução dada por intermédio de nosso Senhor Jesus, vivemos em dias aonde muitas pessoas tem sido influenciadas a ir para caminho errado. Como resultado o pecado tem obtido grande espaço entre os corações que não militam na lei de Deus. Incrível é, que existe um contraste muito grande entre os dois caminhos que são simples de definí-los:

Caminho Estreito: Vida Eterna

Caminho Largo: Morte Eterna




Perguntas:

1) Dois caminhos, porta estreita e porta larga, qual a sua escolha?

2) O que é a porta estreita para você?

3) Você tem uma vida de oração?


Conclusão: Escolhas diárias

Em nossa caminhada cristã teremos sempre que escolher todos os dias vida eterna ou morte eterna. E através da vida de oração e perserverança em prosseguir em conhecer a vontade de Deus. Porta estreita - vida eterna e porta larga - morte eterna. Mesmo com a diferença entre esses dois caminhos muitos optam em seguir os desejos que provem da carne, isto é, o caminho largo. Portanto, devemos ser pessoas verdadeiramente arrependidas, pois, arrependimento também é vida eterna. Ao especificar a porta estreita, a Palavra de Deus já nos diz que devemos entra nela. Se observarmos as palavras seguintes são sobre a porta larga, então esta é uma breve introdução que o Senhor faz sobre a mesma mostrando que antes de qualquer atitude, ou independente do que falaria a seguir devemos entrar na porta estreita. Enfatizando que é por ela que devemos trilhar nossas escolhas diárias.

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição: escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência". (Deuteronômio 30:19)


Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães




















Ministra Sheila Guimarães





terça-feira, 17 de maio de 2022

O Sermão da Montanha - O Juízo temerário e As Coisas santas não deis aos cães

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós... Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem, com os pés, e, voltando-se, vos despedacem.       (Mateus 7: 1-6) 


Um guia simples de conduta para todo áquele que crê. Neste texto sagrado, Jesus nos ensina que não devemos julgar nem muito menos bombardear as pessoas com críticas por conta de seus erros. Como cristãos devemos alinhar a nossa conduta e postura concernentes a Palavra de Deus em nossas atitudes e posicionamentos. Estas são as palavras de advertência aos discípulos contra a apostasia e consequente perda do que é santo e precioso. Isto parece improvável, desde que são os próprios discípulos que estão sendo exortados a não oferecerem coisas santas e preciosas aos desinteressados.

Vejamos alguns ensinamentos nessas passagens bíblicas:

1. O hábito de julgar os outros. (v.1a)

"Não julgueis, para que não sejais julgados..."

Não bombardeiem de críticas as pessoas quando elas cometem erro, a menos que queiram receber o mesmo tratamento. O espírito crítico é como um bumerangue. É fácil ver uma mancha no rosto do próximo e esquecer-se do feio riso de escárnio no próprio rosto. Vocês tem o cinismo de dizer: "Deixe-me limpar o seu rosto", quando o rosto de vocês está distorcido pelo desprezo? Isso também é teatro, é fazer o jogo do sou mais santo que você, em vez de simplesmente viver a vida. Tire o cinismo do rosto e, então, você poderá oferecer uma toalha ao seu próximo, para que ele também limpe o rosto.

2. O desperdício. (v.6a)

"Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas;" 

Não desrespeitem o sagrado. Gracejos e tolices não agradam a Deus. Não reduzam os santos mistérios a frases de efeito. Na tentativa de sobressair e de agradar, você pode usar esses subterfúgios, mas estará abrindo a porta para o sacrilégio. Jesus usa metáfora para descrever as atitudes espirituais de certas  pessoas. Ilustra a inutilidade de tentar oferecer algo de grande valor a alguém que é incapaz de apreciá-lo. O significado especial deste alimento sagrado seria totalmente perdido num cão vadio (não cães de estimação de Mateus 15:26,27), que simplesmente o engoliriam sem saboreá-lo mais do que se fosse um pedaço de lixo podre. De maneira similar, não adianta tentar ensinar aos suínos o valor especial das pérolas, que qualquer porco que se preze, alegremente pisotearia, para correr a comer a mais repulsiva lavagem. Nenhuma gratidão por tal generosidade deveria ser esperada dessas partes. Sua resposta pode ser mais do que indiferente, pode ser violenta.




Perguntas:

1) O que você entende, quando a Palavra de Deus diz: Não julgueis para não ser julgado?

2) O que Jesus queria ensinar quando falou para não dar aos cães o que é santo?

3) Que aplicação o Senhor pretende que façamos com esses provérbios?


Conclusão: 

Este texto sagrado revela o quanto devemos ser vigilantes em todo o tempo, como discípulos de Jesus Cristo e filhos de Deus. É uma mensagem que nos leva a refletir sobre a nossa comunhão e o profundo conhecimento da Palavra de Deus, em guardar e praticar seus mandamentos.  Precisamos nos tornar pessoas segundo o coração de Deus, puras, mansas e piedosos para com o próximo, cheios de misericórdia. Há cães espirituais neste mundo, ou seja, pessoas que simplesmente não apreciam o valor das coisas espirituais. Jesus disse que não se deve forçar o Evangelho sobre tais pessoas. Por mais que queiramos guiar uma pessoa ao Senhor, não podemos obrigar ninguém a obedecer a Deus. Jesus usou uma linguagem mais clara para falar do mesmo assunto quando enviou os apóstolos para pregar como vemos em Mateus 10:14 que diz:

"E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés."

Há uma importante lição para aprendermos em tudo isto. Podemos ter um especial desejo de ensinar e converter a Cristo uma certa pessoa ou grupo de pessoas. Pode ser um ente querido ou um amigo muito especial, ou mesmo uma classe específica de pessoas ou até mesmo nação. Não há nada de errado em tal profundo desejo pela salvação destes, mas não deve cegar-nos quanto ao seu desinteresse e indiferença e o desperdício de esforço que poderia ser melhor empregado em corações mais receptivos.


Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães

quarta-feira, 4 de maio de 2022

O Sermão da Montanha - Os dois senhores e A ansiosa solicitude



"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido?                             (Mateus 6:24,25)


Vocês não podem adorar dois deuses ao mesmo tempo. Amando um deus, acabarão odiando o outro. A adoração a um alimenta o desprezo pelo outro. Vocês não podem adorar a Deus e ao Dinheiro. Se vocês se decidirem por Deus, vivendo para cultuá-lo, não ficarão aflitos com a comida que terão de pôr na mesa ou se o guarda-roupa está fora de moda. Há muito mais coisas na vida que a comida que vai para o estômago! Há muito mais coisas para se ver que as roupas que vocês usam! Olhem para as aves, livres e desimpedidas; não estão presas a nenhum emprego e vivem despreocupadas, aos cuidados de Deus. E vocês valem para ele muito mais que os passarinhos.

Vejamos alguns ensinamentos práticos para um viver segundo os padrões e princípios que agradam a Deus: 

1. A quem servir?

"Ninguém pode servir a dois senhores..." (v, 24a)



2. A solicitude da vida

"Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida..." (v. 25a)



Perguntas:

1) Que tipo de justiça é exigido como ingresso para o Reino de Deus?

2) Por que a ansiosa solicitude pela vida?

3) Qual a qualidade de uma pessoa solícita?

4) Qual a diferença de solicitude e solidão?


Conclusão: A valorização da vida 

Solicitude é característica do solicito ou de quem oferece prontamente ajuda, com empenho, cuidado ou zelo com que se pretende fazer ou obter algo. Não podemos acrescentar um fio de cabelo à nossa cabeça ou um côvado de tempo à nossa existência. (Lc 12:25) Deus está no controle de tudo e nada foge do controle de suas mãos. Precisamos ter um posicionamento quanto a nossa fé e postura diante de uma sociedade que não sabe a quem servir e seguir. Os cuidados da vida por bens, por status, por seguidores nas redes sociais, por comida, por beleza, por dinheiro; acaba por muitas das vezes afastando muitas pessoas da total dependência do Deus que tudo provê para àqueles que nele crê e confia. Como diz a Palavra de Deus em Mateus 6:23 vós tendes muito mais valor do quê os pássaros.

"Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajunta em celeiros; e vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 

Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães

terça-feira, 3 de maio de 2022

O Sermão da Montanha - O Tesouro no céu e O olho puro


"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu  corpo será tenebroso. Se, portanto a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!"  (Mateus 6:19-23)

Vemos nessas passagens bíblicas uma vida de culto a Deus, onde há direcionamento de Deus para uma vida agradável e pacífica nesse tempo. Já que fica bem claro nas Escrituras Sagradas o alerta para a mentalidade mundana de entesourar coisas sem valor nessa geração. Abordaremos dois ensinamentos fundamentais sobre o tesouro no céu e a alegria de se ter o olho puro segundo os padrões bíblicos.

1. Tesouros no Céu ou na Terra

"Não ajuntais tesouros na terra... Mas ajuntai tesouros no céu..." (v. 19)

Não acumulem neste mundo tesouros que podem ser devorados por traças; corroídos pela ferrugem ou pior, roubados. Prefiram um tesouro no céu, pois ali estará a salvo das traças, da ferrugem e dos ladrões; não parece óbvio? Saibam que o lugar em que vocês mais desejam estar é perto do seu tesouro; e é lá que acabarão indo parar. Devemos guardar um tesouro que nos traz segurança. O fato é que ladrão algum poderá roubar tesouros que guardarmos no céu, pois há tesouros escondidos em Deus que devemos buscar. Alguns exemplos de tesouros da terra, dos quais não devemos acumular:

* A Mentira - Um povo que continua mentindo

* O Engano - Envolvimento com o escárnio do mundo

* Se contaminando com práticas mundanas e malignas

* Povo que ganha dinheiro com a mão enganosa e que suborna

* Sonegadores de impostos

* E aqueles que ajuntam tesouros e constroem casas com dinheiro roubado ou de situações ilícitas.

A Palavra de Deus em Habacuque 2:9 diz:

"Ai daquele que, para a sua casa, ajunta cobiçosamente bens mal adquiridos para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar do poder do mal!"


2. Olho Puro ou Impuro

"A candeia do corpo são os olhos..." (v.22)

Os olhos são as janelas do corpo. Se vocês abrirem bem os olhos com admiração e fé, seu corpo se encherá de luz. Se viverem com olhos cheios de cobiça e desconfiança, seu corpo será um celeiro de grãos mofados. Se fecharem as cortinas dessas janelas, sua vida será uma escuridão. 

Qual a sua escolha hoje, ser puro ou impuro? Caminhar na luz ou em trevas?

Estarmos conectados em Deus, muda completamente o nosso jeito de agir, pensar e até mesmo o nosso jeito de olhar as coisas ao nosso redor e as pessoas que nos relacionamos no dia a dia. Firmados em Deus e alicerçados em sua Palavra vamos ver as coisas com os olhos da pureza, sem preconceitos e julgamentos.

A Palavra de Deus em Mateus 15:11 diz:

"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem".

Perguntas:

1) O que você entende por Tesouros no céu?

2) O que significa para você olhos puros?

3) Por que os olhos são a janela da alma?

4) O que é uma visão espiritual?


Conclusão: Recebemos o maior tesouro que podemos ter: A Eternidade, através da graça de Deus.

Dessa forma, precisamos valorizar esta graça de Deus e esse imensurável amor. Amando-o sobre todas as coisas, e praticando o amor e a justiça, em todo o tempo do nosso viver terreno. Não troque a eternidade, pelos bens materiais mal- adquiridos. Através dos nossos olhos é possível ver  as nossas verdadeiras emoções, o que vai no interior da alma.


"Mas, como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também Santos em toda a vossa maneira de viver". (1 Pe 1:15)


Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães