Páginas

domingo, 4 de outubro de 2020

Oração - Ousadia nas orações


“E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”.  (1 João 5:14)

 



Jesus Cristo, o nosso mediador, por meio de seu sacrifício perfeito abriu as cortinas que nos separavam de Deus e garantiu-nos a possibilidade de O conhecermos com muito mais intimidade, por meio da oração em seu nome como lemos em Hebreus 10:19,20 que diz:

“Tendo pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne”.

Deus se agrada de um coração verdadeiro, sincero, honesto que se derrama sem “máscaras” em sua presença, pois um coração quebrantado e contrito, Ele não desprezará.

Vejamos alguns personagens bíblicos que tiveram ousadia e perseverança nos seus momentos de oração:

 

1 – Davi – Salmos 51

 Davi confessa o seu pecado, suplica o perdão e roga a Deus que lhe renove um espírito reto, este episódio na vida de Davi se deu quando o profeta Natã veio à ele depois dele ter estado com Bate-Seba.

“Tem misericórdia de mim, ó Deus... (v.1)

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto... (v.10)

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo” (v.11)

 

2 – 42

A Bíblia relata que Jó: “era bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado”; diz que toda vez que seus dez filhos se reuniam para banquetear “Jó se levantava de madrugada e oferecia sacrifícios em favor de cada um dos seus filhos, para purificá-los, apenas por imaginar que poderiam “ter pecado”, ofendendo a Deus em pensamento” (Jó 1:1-5). Porém podemos aprender com Jó que ele conhecia a Deus bem menos do que ele imaginava, sua Fé se apoiava de certa forma na “familiaridade” e não da “intimidade”.

 

“Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas”. (Jó 42:5,6)

 

3 – Elias – 1 Reis 17:1 – 18:1

As escrituras relatam em Tiago 5:17,18:

“Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra e, por três anos e seis meses, não choveu. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita”.

 

Perguntas

1 – Você é uma pessoa de oração?

2 – Qual a diferença entre familiaridade e intimidade?

3 – Orar confiadamente é ter certeza de que Deus responde segundo a sua vontade?

 

Conclusão:

“Pessoa de oração” é pessoa que sabe qual é o seu lugar, e o lugar daquele a quem está buscando. A oração eficaz, ou seja, a que produz o efeito desejado é feita, por homens e mulheres sujeitos à fraquezas e sentimentos. Tendo a fé ousada que os faz derramar a alma com humildade, com temor, com reverência e com prudência, querendo mais o “conhecer” do que o “receber”.

 

“Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam”.

(Salmos 63:3)

 

Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário