Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Andemos segundo os seus mandamentos

Obediência              



“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”.  (João 14:21)

“Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos” (Provérbios 3:1)

 

Fomos chamados à obediência pela fé no filho de Deus. O que caracteriza como um discípulo de Cristo Jesus é a sua obediência aos seu ensino.

 

Vejamos o que está escrito em Mateus 28:19,20:

 

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”

 

Jesus ordenou que a sua igreja aqui na terra (que somos nós) guardasse os seus ensinos e que também reproduzisse de forma clara e objetiva a obediência nas próximas gerações de discípulos. Creio eu que Ele ao passar essas ordenanças esperava que cada um dos discípulos (que seriam feitos/alcançados nas nações) entendesse que a responsabilidade de cada um deles seria não somente de guardar, mas obedecer e praticar o que ele ensinou.

Infelizmente, devemos admitir que nem sempre os cristãos de hoje refletem o espírito de submissão e de obediência a Deus e a sua Palavra. Que gera a desobediência velada, ou seja, a rebeldia. O nosso problema não é apenas a desobediência, mas também a religiosidade que nos cega de tal maneira e que nos leva a fingirmos uma obediência.

A obediência “aparente” é desobediência, podemos enganar o próximo por um tempo, mas a verdade sempre prevalece e uma hora a máscara cai. Nos tornamos semelhantes aos fariseus dos dias de Jesus, meros religiosos. Aprendemos a falar o evangeliquês e a nos comportar com ares de bons cristãos, e com isso, encobrimos a nossa desobediência/rebeldia contra o Senhor.

Reflita sobre a passagem bíblica em Mateus 21:28-32 que fala sobre dois filhos. O Senhor Jesus contou uma parábola que denuncia este comportamento de forma clara e instrutiva. Grande ensinamento e aprendizado.

A Bíblia relata em Tiago 1:12-27 que a pessoa que não pratica a Palavra de Deus engana a si mesma, ela não se dá conta muitas das vezes que ela não está enganando outras pessoas, e muito menos a Deus. E sim, está enganando a si mesma. Trata-se de um ouvinte negligente, de uma mente escapista. A obediência parcial também é desobediência; ou você obedece na íntegra ou não obedece.

 

Perguntas:

 

1)     Você acredita que a obediência é um dos resultados de se amar a Deus?

2)     Você tem obedecido aos mandamentos do Senhor, o grande “Eu Sou”?

3)     Como anda a sua vida na prática com os ensinamentos e mandamentos de Deus e sua Palavra?

4)     Quão importante é a obediência quando se trata de fé?

 

Conclusão:

 

Tudo aquilo que é necessário para ser obediente pode ser encontrado e obtido em Cristo Jesus. A nossa obediência e fé nele nos conduz a uma vida abundante de glória em glória. Os mandamentos do Senhor são cristalinos e não pesados.

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Porventura a fé pode salvá-lo? ... Assim também a fé, se não tiver as obras (obediência) é morta ... também os demônios creem ... Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? ... Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”. (Tiago 2:14-26)

 

“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”.   (Hebreus 5:9)


Graça e Paz!

 Ministra Sheila Guimarães 

Nenhum comentário:

Postar um comentário