Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Neemias - A Reconstrução e a Edificação - Esdras e a leitura da lei

 



“E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel”. (Neemias 8:1)

 

Essa passagem bíblica revela um grande momento de quebrantamento espiritual entre os judeus recém-chegados do exílio babilônico; quebrantamento provocado pela leitura pública do Livro do Senhor na praça principal de Jerusalém. O quebrantamento espiritual foi algo tão profundo que o povo chorou copiosamente, ao ponto de perder o apetite para se alimentar, sendo necessária uma palavra de ânimo e de apoio ao povo, a fim de este compartilhar a alegria do Senhor.

 

Vamos aprender com Neemias e Esdras a importância da leitura e da revelação da Palavra de Deus.

 

1.      Repetição e exposição da lei divina

 

O sacerdote Esdras trouxe o livro para a congregação, formada por homens e mulheres, todos capazes de entender seu conteúdo. Ele leu a Revelação de frente para a praça que ficava diante da Porta das Águas, desde cedo até o meio dia, na presença de todos que conseguiam entender a leitura. Todos ouviram atentamente o que dizia o Livro da revelação.

 

 

2.      O arrependimento sincero deixa Deus alegre

Ao ouvir a Palavra de Deus, à qual tinham desobedecido no passado, os judeus que retornaram do exílio foram tomados de uma grande comoção, que os levou a um arrependimento sincero e genuíno, o que agrada a Deus. (Ne 8:8,9)

Em 2Co 7:10, Paulo afirma que “a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera morte”. Porém Jesus prometeu transformar a tristeza do seu povo em alegria (Jo 16:20).

3.     A alegria do Senhor nos fortalece

O povo foi confortado pelos levitas com a seguinte palavra: “... Este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor  é a vossa força” (Ne 8:10)

Em 1Sm 2:1, lemos que, após receber uma grande benção, Ana disse: “O meu coração exulta no Senhor, o meu poder está exaltado no Senhor...”.

 

 

Perguntas

1) O que você pensa ao dizer, que a alegria do senhor é a nossa força?

2) Que lição podemos aprender com Neemias e Esdras?

3) Você tem o hábito da leitura da Palavra de Deus?

 

Conclusão: Reconstruindo com alegria

Quando o Senhor se alegra conosco, nós somos fortalecidos pela força do seu poder, pois “a alegria do Senhor é a nossa força”.! A alegria do Senhor nos fortalece, porque em Cl 1:11, Paulo afirma que devemos ser “corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade; com gozo”. O arrependimento sincero do pecador alegra o coração de Deus.

“os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito, não desprezarás, ó Deus”. (Sl 51:17)

 

Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães


Nenhum comentário:

Postar um comentário