Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Neemias - A Reconstrução e a Edificação - A Reforma continua


 

“Sucedeu mais que, depois que o muro fora edificado, eu levantei as portas; e foram estabelecidos os porteiros, e os cantores, e os levitas. Eu nomeei a Hanani, meu irmão, e a Hananias, maioral da fortaleza, sobre Jerusalém, porque era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos?”. (Neemias 7:1-2)

Depois que os muros foram reconstruídos, os portões assentados e os guardas, os cantores e os levitas designados, Neemias nomeou seu irmão Hanani e com ele Hananias, comandante da fortaleza, para administrar Jerusalém. A Palavra de Deus declara que Hananias era honesto e temia a Deus mais do que qualquer outra pessoa. Deus conhece o que vai no mais profundo do ser humano. Dessa forma, os muros foram reconstruídos e foi feito um recenciamento para registrar as genealogias.

Vamos aprender com Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém, considerando como um tipo de crescimento do reino de Deus na terra.

1.      Deus dá um direcionamento a Neemias para executar um trabalho importante (Ne 7:5)

 

E era a cidade larga de espaço e grande, porém diz a Palavra de Deus que pouco povo havia dentro dela; e ainda as casas não estavam edificadas. Deus pôs no coração de Neemias que ajuntasse os nobres, e os magistrados, e o povo, para registrar as genealogias e assim os filhos da província, que subiram do cativeiro, os transportados, que transportara Nabucodonosor, rei de Babilônia; e voltaram para Jerusalém e para Judá, cada um para a sua cidade. (Ed 2:1)

 

“De tudo o que se deve guardar, guarde o seu coração...” (Pv 4:23)

 

2.     Neemias estabelece guardas e faz uma relação dos que primeiro vieram a Jerusalém (Ne 7:6-63)

 

O sacrifício de Neemias de um importante posto pelo bem da causa, é um tipo de serviço  sacrificial sempre necessário quando se leva a cabo uma grande obra. A busca por Deus e por estratégias por uma temporada preliminar de jejum e oração, é um tipo de atitude mental que deve preceder a todos os grandes empreendimentos espirituais. Na necessidade de enfrentar os fatos antes de começar o trabalho construtivo; na busca de cooperação como elemento essencial em toda obra bem sucedida. O recrutamento de todas as classes é de total importância de uma organização completa.

 

 

Perguntas

1) Como está a reforma da sua vida?

2) Você concorda que integridade e temor é fundamental para escolha de um líder?

3) Quais as suas prioridades hoje no reino de Deus?

 

Conclusão: Reconstruindo com temor

É possível  observar que a obra continua. Ao perceber que a mão de Deus estava sobre ele para fazer prosperar a obra que Neemias continuou ousando. Depois de cercar Jerusalém com portas e muros, seu próximo objetivo era a segurança e o desenvolvimento populacional. A partir disso ele desenvolve projetos para estas duas áreas. O povo que percebe a benção de Deus sobre a vida de Neemias  o apoia com suas finanças e disposição. Aprendemos com isso, que a obra de Deus deve ser realizada com excelência em toda a sua extensão. Deus nos abençoa e põe em nós o desejo de fazer crescer o Reino de Deus aqui na terra. A obra foi concluída, e os inimigos ficaram perplexos pelo constante esforço e sucesso do trabalho.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. (1 Co 15:58)

 

Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães


Nenhum comentário:

Postar um comentário