"Ninguém despreze a tua mocidade: mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza". (1 Tm 4:12)
Em 1 Timóteo 4:6-16 a bíblia relata a vida e o ministério de Timóteo, um jovem discípulo do apóstolo Paulo. Onde seu discipulador o orienta a transmitir aos seus irmãos, nutrido das verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido. Rejeitando as fábulas profanas e tolas e que se exercite na piedade; pois o exercício físico é de pouco proveito, mas a piedade para tudo é proveitosa. Porque tem promessa da vida presente e futura. Esta afirmação é fiel e digna de plena aceitação. Porque temos depositado e confiado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem.
Fidelidade e diligência no servir:
1. Ser jovem: Não é impedimento.
2. Ser exemplo dos fiéis:
2.1. Na palavra - Deixar a mentira
2.2. No trato - Ter postura, respeito
2.3. Na caridade - Sem interesse, bajulação, barganha
2.4. No espírito - Ser verdadeiro
2.5. Na fé - Com obras e gratidão
2.6. Na pureza - Santificar-se
3. Ter atitudes:
3.1. O dom que há em ti - Precisa ser desenvolvido e não enterrado
3.2. Meditar na Palavra de Deus - Princípios e valores eternos
3.3. Ocupar-se com as coisas do alto - Os propósitos de Deus são maiores e melhores
"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro" (Jeremias 29:11)
Conclusão:
Seu aproveitamento será manifesto a todos. Trabalhe e lute pelos propósitos dos céus aqui na terra onde o Senhor, o Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis, te honrará.
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como os que te ouvem". (1 Tm 4:16)
Graça e Paz!
Ministra Sheila Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário