Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Neemias - A Reconstrução e a Edificação - Começa a reconstrução do muro



 "E LEVANTOU-SE Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a porta do gado, a qual consagraram, e levantaram as suas portas; e até a torre de Hananel." (Neemias 3:1)

Ao construir os muros de Jerusalém, o sacerdote principal Eliasibe e seus colegas sacerdotes logo se prontificaram. Começaram a trabalhar na Porta das Ovelhas. Restauraram as portas e fixaram-nas nos batentes. Depois seguiram até a torre dos Cem e a torre de Hananeel e os homens de Jericó trabalhavam com eles. Veremos neste capítulo o poder que há quando todos se unem com o mesmo propósito e unidade em estabelecer e de edificar os muros.

Vamos aprender grandes lições espirituais com os que trabalharam na edificação dos muros e de cada porta de Jerusalém:

 Lições Bíblicas das 12 Portas de Jerusalém

1. Primeira porta - Porta do Gado ou Porta das Ovelhas

Em João 10:7, disse Jesus: "Eu sou a porta das ovelhas". Cristo o bom Pastor das ovelhas.

2. Segunda porta - Porta do Peixe

Em Mateus 4:19, Jesus disse aos seus discípulos: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens".

3. Terceira porta - Porta Velha

Em 2Co 5:17, Paulo afirma: "Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo".

4. Quarta porta - Porta do Vale

No Salmos 23:4, Davi se expressa dizendo: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".

5. Quinta porta - Porta do Monturo

Em Lucas 6:45, Jesus disse que: "O homem bom, do bom tesouro do coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal; porque da abundância do seu coração fala a boca".  Jesus ainda afirma que o coração mau é como um monturo de pecados (Mc 7:21-23)

6. Sexta porta - Porta da Fonte

Em João 4:14, Jesus disse: "Aquele, que beber da água eu eu lhe der nunca mais terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte a jorrar para a vida aterna".

7. Sétima porta - Porta das Águas

Em João 7:37-38, Jesus disse: "Se alguém tem sede venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre".

8. Oitava porta - Porta dos Cavalos

Em Apocalipse  19:11, João escreveu: "E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça". Jesus Cristo é o cavaleiro fiel e verdadeiro!

9. Nona porta - Porta Oriental

Em Ezequiel 43:2, o profeta Ezequiel afirma que "a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória".

10. Décima porta - Porta Mifcade ou da Guarda

No Salmos 121:4-5, o salmista escreveu: "Eis que não tosquenejará nem dormirá o Guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.

11. Décima primeira porta - Porta de Efraim (Efraim=frutífero)

Em Colossenses 1:10, Paulo afirma que devemos frutificar em toda boa obra.

12. Décima segunda porta - Porta da Esquina ou Porta do Ângulo

Em Efésios 2:20 Paulo diz que a igreja está edificada sobre o fundamento dos apóstolos, sendo Cristo Jesus a Pedra de Esquina.

Perguntas

1) Como está a sua disposição e disponibilidade para o reino?

2) Como está o seu muro e a sua porta?

3) Você consegue trabalhar em equipe?


Conclusão:

Dessas doze portas edificadas e restauradas, podemos extrair profundas lições espirituais para a nossa vida. A Jerusalém terrena possuía doze portas, cujos nomes nos trazem ensinamentos preciosos da Palavra de Deus. E o mais interessante é que a Jerusalém celestial também possui doze portas (Ap 21:12 - "E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel".), ficando evidente que a Jerusalém terrena é uma sombra da Jerusalém celestial. Portanto, devemos, esvaziar o nosso coração da sujeira do pecado pela porta de que sai o monturo de coisas más!


"O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos;" (Neemias 2: 20)

Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães







Nenhum comentário:

Postar um comentário