Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

As obras da carne e o fruto do Espírito


"Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei". (Gálatas 5: 16-18)

Neste texto sagrado nós temos a comprovação e a revelação mais segura de uma luta diária. Em termos espirituais, o nosso DNA divino revelará quem está mais nutrido nessa jornada. Nós temos as nove composições que formam o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e temperança. Estes são os ingredientes de que se compõe o fruto do Espírito. O fruto do Espírito Santo é constituído daquelas virtudes cristãs, que devem ser cultivadas e praticadas por todas as pessoas que foram regeneradas, nascidas do Espírito e não da carne (Jo 3:5,6). Vencerá quem estiver mais nutrido, ou seja, mais alimentado.

Vamos aprender sobre cada um: As obras da carne e o fruto do Espírito.

1. As obras da carne - As marcas

"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências". (Gl 5:24)

As obras da carne são manifestas na vida de uma pessoa. As quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. E muitos estão inseridos nessas praticas e trazem consigo marcas.

2. O fruto do Espírito - Os gomos

"Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito". (Gl 5:25)

O fruto do Espírito é formado por nove gomos importantes. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Contra essas coisas não há lei. Se as pessoas manifestam tais práticas, revelam sua essência e de quê tem se nutrido, ou seja, se alimentado.

Perguntas:

1) De quê você tem  alimentado a sua alma? 

2) Quais as suas práticas diárias?

3) Quem vence hoje na sua vida, as marcas ou os gomos?


Conclusão: 

O nosso DNA divino revelará a nossa essência diariamente. E logo será manifesto quem governa nossas vidas. Se temos marcas ou gomos a serem distribuídos com àqueles que nos cercam. Nós fazemos as escolhas em nossos relacionamentos e modo de viver. Do que mais nos alimentarmos seremos cheios e transbordaremos nas pessoas e em lugares onde somos enviados. Devemos ser guiados pelo Espírito Santo de Deus e não pelos desejos da nossa carne. 


"Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros". (Gl 5:26)

Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães 

Nenhum comentário:

Postar um comentário