Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Mordomia - Vencendo em tempos difíceis









"Tomou, pois, o Senhor Deus o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o Senhor lhe deu esta ordem de toda a árvore do jardim comerás livremente, mas dá árvoré do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás". (Gênesis 2:15-17)

Desde o princípio a gente já é mordomo de Deus; e qual é a função dos mordomos nos tempos bíblicos?

Primeiramente vamos ver  a origem da palavra, o que significa, o que vem a ser e para quê: Vem da palavra mordomia que significa "cargo ou ofício do mordomo", vem do grego Oikonomia. Administrador da casa do Senhor.

Sendo assim Mordomo tem a função de servir, ajudar, cuidar, administrar. Quando estamos trabalhando, estamos adorando a Deus, honrando o criador através do nosso trabalho, muitas pessoas usam o jargão "o trabalho dignifica o homem" mas nós cristãos falamos o que está escrito nas escrituras sagradas em Salmos 128:2:

"Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz será, e te irá bem". 

Vejamos alguns personagens bíblicos que venceram em tempos dificéis com sua mordomia de excelência, pois a excelência honra a Deus e dessa maneira dignifica o homem:

Por exemplo Eliézer -> (servo de Abraão)
Ele teve a responsabilidade de ajudar a escolher uma esposa para o filho do patrão. (Isaque - Gênesis 24)

Outro exemplo José -> Ele administrava a casa de Potifar (Gn 39:4),com o passar dos anos ele teve o seu próprio mordomo o qual providenciou hospitalidade para os dez irmãos de José. (Gn 43:15-23)

? -> E aí você tem em mente outro personagem bíblico como exemplo de mordomia?

Como mordomos de Deus mesmo em tempos difíceis devemos administrar com excelência as coisas do Senhor, tais como: Com responsabilidade, Temor, Boas obras, Amor ao próximo, Frutos do Espírito, Zelo pela sua casa e ter sempre em mente o Senso do sagrado e muita Sabedoria na tomada de decisão.


Perguntas

1. Você tem exercido com excelência a mordomia Cristã?

2. Você reconhece que Deus é o Senhor "dono" de tudo e nos constituiu como seus  servos administradores?


Conclusão:



Ao reconhecermos que mesmo em tempos difíceis, podemos exercer a mordomia cristã saudável e equilibrada. Somos mordomos concedidos por Deus à sua igreja. Na Bíblia consta que mordomia está relacionada a todo serviço que o "crente" realiza para Deus tanto na parte física, espiritual e emocional. Compromisso, fidelidade. Ciente que um dia todos  nós prestaremos conta a Deus por tudo que fazemos (Rm 14:12).
Deus é o Senhor "dono" de tudo (2Co5:10) e confiou a nós o privilégio, a honra e a responsabilidade de administrar seus bens aqui na terra. Deus é galardoador, o Senhor recompensa a boa mordomia.

"Ora, sem fé é impossivel agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". (Hebreus 11:6)



Ministra Sheila Guimarães

2 comentários: