Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2022

Mudando Decretos


"Porque se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?

                                                   (Ester 4:14)


Ester foi uma jovem judia da tribo de Benjamim, cujos pais morreram no período do exílio babilônico. Ela foi criada por seu primo Mordecai, em Susã, uma das capitais do Império Medo-Persa, durante o reinado de Assuero. A história dessa jovem judia se dá após o banimento da rainha Vasti, quando o rei Assuero em uma festa que durou 180 dias, pediu para ela desfilar diante dos convidados e ela se recusou. Então o rei ordenou que fosse escolhida outra mulher para ocupar o lugar da rainha. Mulheres virgens e bonitas; entre elas estava Ester que por fim, foi chamada a presença do rei, que se encantou com a sua beleza e atitude, tanto que a fez sua rainha(Et 2:17). Com o tempo, Ester demonstrou não ser apenas uma bela mulher, mas também sábia, corajosa e estrategista.

Vamos aprender com Ester 4 lições para nossas vodas:

I. Deus tem um plano para a sua vida. (Et 2:15,17)

Ester alcançou graça e benevolência perante o rei mais do que todas as mulheres. E aos olhos de todos quantos a viam. O Senhor nosso Deus tinha um plano para a vida do seu povo. Da mesma forma ele tem um plano para a sua vida e quer te usar para a obra d'Ele; não importa as circuntâncias e desafios a serem vencidos; o que for da vontade de Deus se concretizará e abençoará a sua vida e a vida de outras pessoas.

II. Deus é soberano e te coloca no lugar certo, na hora certa.

Ester entra na presença do rei, não de qualquer jeito, mas com preparo, busca e com estratégias. Direcionada pelo Espírito Santo de Deus. Podemos ver que Deus colocou ela no lugar certo, na hora certa. O nosso Pai Celestial é Soberano e quando o buscamos e pedimos o direcionamento d'Ele para nossas vidas, Ele nos atende quando priorizamos em conhecer e fazer a sua vontade; que é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2)

III. Aja em favor de Deus.

Ester já como rainha. agiu em favor do povo judeu e nós como povo escolhido, nação santa (1Pe 2:9,10) devemos estar atentos ás situações ao nosso redor. Para que possamos agir com coragem, intrepidez, ousadia, sabedoria e temor  (2 Tm 1:7). Em nossa caminhada cristã haverá momentos e determinadas situações que precisaremos de muita ousadia para defender os valores e princípios cristãos nessa sociedade. E muitas das vezes será necessário também defender diante da família, da vizinhança, no local de trabalho e até mesmo diante de autoridades constituídas.

IV. Tenha estratégias e paciência para agir com sabedoria.

Ester foi sábia em cada decisão que tomou, isso se deu porque manteve a sua fé, a calma e teve paciência para agir. Ela foi estratégica porque buscou em Deus com jejum e oração. Com quebrantamento, humildade e sinceridade em agradar a Deus e não a homens. (Gl 1:10) A Palavra de Deus é refrigério e descanso para nossa alma, antes de agir, peça o direcionamento e a sabedoria de Deus para lidar com qualquer situação.

Decisões emocionais são temporárias!

Decisões espirituais são eternas!


Conclusão: Chegou o tempo dos Improváveis

Vivendo o sobrenatural como a rainha Ester. Deus está mudando decretos.

Ester não contou a ninguém que era judia, com o tempo e com as suas atitudes e posicionamento ela demonstrou não ser apenas uma bela mulher, mas uma filha amada que tinha sua identidade em Deus. Uma mulher sábia e corajosa, tanto que arriscou sua própria vida em uma tentativa de salvar o seu povo; os judeus, do extermínio tramado por Hamã, que era o braço direito por assim dizer do rei Assuero. O rei atendeu o pedido de Hamã e enviou o decreto alertando a todos os povos que viviam em Susã que os judeus deveriam ser mortos. Mas ester estava no lugar certo e na hora certa sob a providência de Deus. Agiu e obteve o favor do rei, que permitiu prestar socorro aos israelitas e setenciou Hamã a morte. Ester demonstrou ser uma mulher espiritual e comprometida com a obra de Deus. Ela entrou numa campanha nacional de jejum com todos os judeus a fim de que Deus enviasse a solução (Et 4:15:17)

Padrão errado traz consequências erradas!

Princípios eternos trazem vida eterna e Paz!

Deus muda a sua história hoje, você crê?


Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães







sexta-feira, 4 de março de 2022

Lia uma mulher indesejada e desprezada mas frutífera



O que a Bíblia diz sobre Lia (Léia)? 

Lia, filha de Labão e mulher de Jacó, é um grande exemplo de superação e favor de Deus. Ela é o pivô do juízo de Deus sobre Jacó e o trunfo do seu pai para conquista de mão-de-obra boa e barata. Apesar de todas as lutas e dificuldades, muitas coisas na vida de Lia devem nos inspirar, principalmente em seu relacionamento com Deus e na forma como o Senhor a abençoou e teve misericórdia dela. Lia não era bonita e nem formosa aos olhos como sua irmã Raquel, mas era uma pessoa capaz de ações com princípios e de muita bondade; além de possuir um olhar meigo e ser frutífera e de ter gerado 6 filhos e 1 filha para Jacó (Israel).

Vejamos algumas características da vida de Lia:

1. Indesejada (Gn 29:23-26)

"Mas quando a noite chegou, deu sua filha Lia a Jacó, e Jacó deitou-se com ela. Labão também entregou sua serva Zilpa à sua filha, para que ficasse a serviço dela. Quando chegou a manhã, lá estava Lia. Então Jacó disse a Labão: "Que foi que você me fez? Eu não trabalhei por Raquel? Por que você me enganou? Labão respondeu: "Aqui não é costume entregar em casamento a filha mais nova antes da mais velha." 

2. Desprezada (Gn 29:31)


"Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, concedeu-lhe filhos; Raquel, porém, era estéril."


3. Ferida pela vida (Gn 30:14,15)


"Durante a colheita do trigo, Rúben saiu ao campo, encontrou algumas mandrágoras e as trouxe a Lia, sua mãe. Então Raquel disse a Lia: "Dê-me algumas mandrágoras do seu filho. Mas ela respondeu: Não lhe foi suficiente tomar de mim o marido? Vai tomar também as mandrágoras que o meu filho trouxe? então disse Raquel : "Jacó se deitará com você esta noite, em troca das mandrágoras trazidas pelo seu filho".

 

4. Deus a ouvia (Gn 30:17)


"Deus ouviu Lia, e ela engravidou e deu a Jacó o quinto filho."


5. Gerou Promessas (Gn 33:2)


"Colocou as servas e os seu filhos à frente, Lia e seus filhos depois, e Raquel com José por último."


Conclusão:


O que Lia nos ensina com a sua vida?

Que mesmo sendo indesejada e desprezada, ela permaneceu crendo e obteve o favor do Senhor. Gerando filhos a Jacó (Israel), filhos da promessa que passaram a fazer parte importante da constituição da nação de Israel, o povo escolhido por Deus na antiga aliança, para representá-lo. Formando assim as tribos de Israel.Um fato muito importante na vida de Lia é que ela consagrou o seu filho a Deus e isso foi marcante eu seu viver. Com o passar dos anos Lia pode compreender que toda a sua confiança deveria ser somente no Senhor, Deus Todo Poderoso. Sua total dependência e valor estavam nEle. Ela não conseguiu mudar Jacó, mas foi capacitada por Deus em transformar a si mesma e enxergar a mão do Senhor em sua vida.


As "Lias" de hoje


Podemos fazer uma comparação reflexiva das incontáveis "Lias" que há no mundo. Por exemplo: As que sofrem pela falta do amor de seu companheiro, do seu pai, de seus amigos, de seus familiares. São mulheres desprezadas muitas das vezes por falta de beleza exterior, usadas por sua posição social ou até mesmo por sua inteligência. Um total desprezo que as fazem se sentirem completamente sozinhas, amarguradas, entristecidas. Mas essa não é a realidade. Podemos então ter um aprendizado na história de Lia que nos ensina a bondade e a misericórida de um Deus bom, que sempre vê todas as nossas aflições e que nos ajuda a passar por cada uma delas. Honrando-nos e dando a alegria e força necessárias para cada situação. Outro fato importante é que Lia não desistiu, ela enfrentou tudo aquilo porque amava seu marido. A Bíblia relata que sua irmã Raquel morre antes dela (Gn 35:19) e como Deus lhe dá mais essa oportunidade de viver um pouco mais de tempo ao lado de seu amado. Não desista no meio da caminhada, mesmo que você esteja atravessando uma má fase ou até mesmo passando por um sofrimento e desprezo nesse momento. Saiba que Deus não se esqueceu de você, Ele só está preparando o melhor momento de agir e de honrar a sua fé e consequentemente a sua vida. Creia somente. Ele é Fiel e não chega atrasado tudo vem no tempo certo. Aleluia!


 

 Graça e Paz!

Ministra Sheila Guimarães