"Bendita seja entre as mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja entre as mulheres nas tendas." (Juízes 5:24)
Nesses últimos meses do ano Deus ainda te surpreenderá. Creia somente fique firme nessa promessa; persevere, lute, ore, tenha seu momento à sós com Deus e não perca as oportunidades que Ele, o Senhor, te dá. Use as armas que tu tens em mãos. Aquieta a sua alma. Seja grata mesmo em tempos difícieis e mesmo que aos seus olhos sejam eles, tempos desfavoráveis. Deus está no controle de tudo, Ele usa os improváveis aos olhos dos homens para mostrar que Ele é Deus fiel.
Baseada no livro de Juízes capítulos 4 e 5 vejamos alguns ensinamentos e estratégias de guerra com duas mulheres corajosas:
1. Você Ora - Deus dá as estratégias (v.3a,5c,18)
2. Você se Posiciona - Deus te estabelece (v.19,20)
3. Você Confia - Deus te dá a vitória (v.21,22)
4. Você Agradece - Deus te surpreende (v.23/Cap.5)
A atitude de duas mulheres de força e valor mudou a história de um povo no momento de grandes dificuldades e lutas. Mulheres assumindo suas posições na sua parentela, no meio de um povo; mulheres que eram tementes a Deus, aliançadas com o Todo Poderoso, alicerçadas na Palavra de Deus e no seu direcionamento, ou seja, direcionadas pelo Espírito Santo de Deus.
Quero destacar Jael - Quem era Jael? Segundo a Palavra de Deus Jael era mulher de Héber, o queneu, fazia parte de uma tribo nômade, morava em tendas. (Juízes 4:21)
Ao meu ver com a sua atitude e posicionamento, Jael mesmo não sendo uma Judia conhecia o Poder do Deus de Israel com o seu agir e mediante a sua rotina de armar tenda, desarmar tenda foi sendo fortalecida e treinada dia após dia para um propósito. Ela se tornou em: Mulher bendita, corajosa, decidida, estratégista, guerreira, heroína, honrada, ousada, paciente, sábia e valente.
O que é rotina para você saiba que é treinamento para o Senhor. Pare de olhar Débora nas montanhas e lembre-se que é também no vale que Deus nos usará para trazer alegria. Posicionamento no vale é treinamento para a vitória e conquista nas montanhas. Não se preocupe o Deus do vale é o mesmo Deus nas montanhas, Ele é o mesmo não mudou. Aleluia!
Deus usa os improváveis para mostrar e revelar que Ele é Deus no vale e Deus nas montanhas. Ele usou Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote e juíza naquele tempo; assim como usou Jael, mulher da tenda, mulher de Héber, o queneu.
Use as "armas" e "utensílios" que você tem em casa e de fácil acesso; pois com a sua habilidade diária você vencerá todo e qualquer inimigo aparente. Se deixe lapidar nesse vale pelo poder do Espírito Santo através do DDD (Discernindo Dias Difíceis através da Discagem Direta com Deus), você vencerá esse processo de lapidação e crescimento.
O inimigo é derrotado com uma atitude ousada. Jael foi sábia e paciente quando esperou a hora certa de agir (Jz 4:21), Não aceitou acordos e nem instrução do inimigo (Jz 4:20). Com essa atitude aprendo que não se pode servir a dois senhores (Mt 6:24) e nem tampouco ser morno (Ap 3:16), aprendo também que Jael não cometeu o pecado de omissão (Tg 4:17) e se utilizou prevalecendo das armas que Deus lhe deu: estaca e martelo.
Quais são as suas armas hoje? Precisamos ter armas espirituais para vencer guerras espirituais nas regiões celestiais, tais como: Oração (joelho no chão) e leitura da Palavra de Deus; quebrantamento (arrependimento) e adoração.
Conclusão:
Débora usada por Deus, profetiza quem iria matar o inimigo de Israel: Uma mulher (Jz 4:9). A nossa luta não é contra pessoas (carne e sangue), mas sim contra todas as forças malignas (principados, potestades) que se levantar diária e continuamente para destruir o povo de Deus. Portanto, devemos ser corajosas para revestir-nos de toda a armadura de Deus e combatermos o bom combate. (Ef 6:12-18)
Armar e desarmar tendas eram o serviço de Jael naquele tempo; por isso, ela tinha sempre à mão suas ferramentas de trabalho e sabia como usá-las.
Qual é a sua ferramenta de trabalho hoje?
O que você tem em mãos, que te habilita para essa guerra?
A importância de saber como, quando e se é o momento de usar as armas para a batalha; fará toda a diferença para a sua vitória e conquista numa trajetória de sucesso. Para vencer e ter sucesso precisamos orar e buscar em Deus todos os dias, pedindo ao Abba, nosso Paizinho, que nos dê coragem, sabedoria, ousadia e discernimento para enterdermos quais são os seus planos para as nossas vidas. Que tenhamos sempre um coração ensinável, corrigível e aberto ao seu chamado. Use as armas que Ele já te deu.
"Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano." (Lucas 10:19)
Graça e Paz!
Ministra Sheila Guimarães