"E o mancebo Samuel servia ao Senhor perante Eli: e a palavra do Senhor era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.
E sucedeu naquele dia que, estando Eli deitado no seu lugar (e os olhos se começavam já a escurecer, que não podia ver),
E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, em que estava a arca de Deus.
O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me-aqui.
E correu a Eli e disse: Eis-me-aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.
E o Senhor tornou a chamar outa vez a Samuel: Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me-aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.
Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. O Senhor pois tornou a chamar Samuel terceira vez, e ele se levantou e foi a Eli e disse: Eis-me-aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o mancebo.
Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar; dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
Então veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala porque o teu servo ouve. (1Samuel 3:1-10)
Samuel ouvia a voz de Deus mas não o conhecia. É necesssário um posicionamento diante da voz que você ouve.
Ao ouvir a de Deus:
1. Ter atitude de servo.
"... E disse: Eis-me-aqui." (v.4c)
2. Ter disponibilidade e disposição.
"E correu a Eli e disse: Eis-me-aqui." (v.5b,c)
"Se levantou, e foi a Eli e disse: Eis-me-aqui." (v.7b)
3. Ser humilde e obediente.
"Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar; dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve." (v.9)
A humildade e a obediência precede a honra.
4. Ser praticante da palavra orientada.
"Então veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala porque o teu sero ouve." (v.10)
A questão não é o que você e eu sabemos e sim que iremos fazer com o que sabemos, ouvimos e praticamos, para decidir por algo em sua vida e caminhada cristã é preciso abrir mão e renunciar outras coisas que te atrapalham de viver o que Deus preparou.
Padrão errado traz consequências erradas
Princípios eternos trazem vida eterna e paz
Vejamos 5 características fundamentais para uma comunicação eficaz:
1. Emissor => Deus
2. Receptor => Nós (Samuel)
3. Mensagem => Palavra de Deus (Deus vela para cumprir a sua Palavra. Jeremias1:12)
4. Código => Idioma => Santificação (1 Pedro 1:16 ; Levítico 20:7,8 ; João 17:17)
5. Ruído => Som e as vozes que atrapalham ouvir nítidamente
Qual é a sua prioridade? O que você gosta de ouvir?
Para ouvir melhor ao Senhor, você e eu teremos que mudar as nossas prioridades, não tem como
ouvir a voz de Deus se não silenciarmos a nossa própria voz.
Conclusão:
Samuel ouvia a voz de Deus mas não o conhecia até aquele momento. Mas foi no local de descanso que o Senhor estava presente, no quarto de oração. Local de intimidade e comunicação. O Senhor se manifestava a Samuel em Siló (lugar da promessa) pela Palavra do Senhor. Dessa forma Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor como também para com os homens. (1Sm 2:26)
O maior exemplo encontra-se em Lucas 2:52 que diz:
"Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens..."
Distante e longe da presença não se ouve clara e nítidamente a voz de Deus. Não fecheis o coração ouvi hoje a voz de Deus. Para ouvir a voz de Deus, diminua o volume do mundo.
Desperte para uma vida de profundidade no relacionamento e serviço a Deus nesse tempo através da Palavra de Deus ministrada ao seu coração. Deus vos abençoe.
"Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos" (Provérbios 16:3)
Graça e Paz!
Ministra Sheila Guimarães
Que benção Sheila, muito bem explicado.
ResponderExcluirAmém, Deus nos abençoe grandemente.
ResponderExcluirGraça e Paz!
Sheila Guimarães
Maravilha, muito edificante
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